quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pão de Sementes - Artisan Bread



aqui tenho a receita de Artisan Bread, pão que faço com muita regularidade. Desde que comecei a fazê-lo, deixei de ter por hábito comprar pão, e atenção que eu sou alentejana... o hábito de comer pão está-me no ADN...
Esta massa é maravilhosa e presta-se a muitas variações. Aqui vai a receita com as sementes.

Ingredientes:
1 Kg de Farinha de Trigo
800 ml de Água morna
1 c. sopa de Fermento Seco (ou 25 gr. de Fermento Fresco)
Sementes de Linhaça q.b.
Sementes de Girassol q.b.
Sementes de Sésamo q.b.
1 c. sopa Sal grosso

Modo de Preparação:
Num recipiente grande (onde a massa vai crescer e que caiba no frigorífico) coloca-se a água, o fermento e o sal. Mexe-se por forma a dissolver tudo. Acrescentam-se as sementes. Junta-se depois a farinha e vai-se misturando com uma colher de pau até estar totalmente integrada na mistura. Tapa-se e vai ao frigorífico. Depois de duas horas já pode ser cozinhada. Diz-se que esta massa aguenta por 15 dias no frigorífico, embora nunca tenha deixado tanto tempo, por isso não posso confirmar que aguenta mesmo.


Quando se quiser fazer o pão, polvilha-se com farinha a superfície onde vai cozer e, com as mãos enfarinhadas, retira-se do recipiente a quantidade de massa que se quer cozer. Corta-se a massa com uma tesoura e coloca-se na superfície enfarinhada*. Este processo deve ser feito amassando a massa o mínimo possível. Deixa-se repousar, destapada, por cerca de 30 min. Entretanto aquece-se o forno a 230º, colocando logo um recipiente com água que vai produzir a humidade necessária dentro do forno para criar uma crosta estaladiça.
Quando o forno estiver quente e a massa levedada, leva-se a massa ao forno, mas reduz-se a temperatura para cerca de 190º. Polvilha-se com mais umas sementes  e leva-se a cozer.

*Como o Pedro leva sempre sandes para o trabalho, tenho colocado a farinha em cima de papel vegetal polvilhado com farinha, onde fica a levedar a última vez, e depois coloco numa forma de bolo inglês onde vai a assar. Assim fica com o tamanho perfeito para as sandes dele.

A receita original vem daqui

Sem comentários: