terça-feira, 17 de maio de 2011

Artisan Bread



Ingredientes:
1 Kg de Farinha de Trigo
700 ml de Água morna
1 c. sopa de Fermento Seco (ou 25 gr. de Fermento Freso)
1 c. sopa Sa grosso

Modo de Preparação:
Num recipiente grande (onde a massa vai crescer e que caiba no frigorífico) coloca-se a água, o fermento e o sal. Mexe-se por forma a dissolver tudo. Vai-se colocando a farinha e mexendo com uma colher de pau até estar totalmente integrada na mistura. Tapa-se e vai ao frigorífico. Depois de duas horas já pode ser cozinhada. Esta massa aguenta por 15 dias no frigorífico.

Quando se quiser fazer o pão, polvilha-se a superfície onde vai cozer com farinha e, com as mãos enfarinhadas, retira-se do recipiente a quantidade de massa que se quer cozer. Corta-se a massa com uma tesoura ou com uma faca de serrilha e coloca-se no tabuleiro*. Este processo deve ser feito amassando a massa o mínimo possível. Deixa-se repousar, destapada, por cerca de 40 min. Entretanto aquece-se o forno a 230º, colocando logo um recipiente com água que vai produzir a humidade necessária dentro do forno para criar uma crosta estaladiça.
Quando o forno estiver quente e a massa levedada, leva-se a massa ao forno, mas reduz-se a temperatura para cerca de 190º.
O tempo de cozedura ronda os 40 min., mas depende sempre da quantidade de massa e da potência do forno

* a superfície ideal para cozer este pão será uma pedra, mas pode ser também usado um tabuleiro de forno, um recipiente refractário, uma forma de bolo inglês, etc.

A origem da receita vem daqui e podem encontrar-se experiências com esta massa por toda a internet

Sem comentários: