domingo, 4 de dezembro de 2011

Lulas Guisadas com Batatas



Quando era pequena e me perguntavam qual era o meu prato favorito a resposta era: lulas com batatas! Adorava! E tinha, nessa altura, a certeza que aquele era mesmo o meu prato favorito. Hoje, se me fizessem essa pergunta não saberia responder... Poderia pedir para pensar, ora deixa lá ver... prato favorito, prato favorito... hummmmm... não, não sei mesmo... Gosto tanto, tanto de tanta coisa... Mas este continua a ser especial... Lulinhas com batatas!


Ingredientes:
Lulas em rodelas (podem usar-se também chocos ou pota)
Batatas
Polpa de Tomate
Cebola
Alho
Louro
Azeite
Coentros
Pimento verde
Sal q.b.

Modo de Preparação:
Na panela de pressão colocam-se as lulas cortadas em rodelas. Tapam-se de água, tempera-se de sal e vai a cozer na pressão por cerca de 15 minutos. Retira-se e reservam-se as lulas e a água da cozedura.
Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados (5 seg./vel.5), o tomate, o pimento em tiras e o louro (6 min./100º/vel 1). Juntam-se as batatas cortadas em cubos, envolvem-se um pouco no refogado (1 min/100º/colher inversa) e junta-se a água reservada e as lulas. Coze até as batatas estarem prontas e o molho apurado (100º/colher inversa). Provar e acertar de sal.
Polvilha-se de coentros picados, envolve-se um pouco e serve-se.
E aquele molhinho, deixem-me que vos diga, que com este pãozinho é uma tentação!

Sem comentários: