quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Risotto de Cogumelos e Espargos Verdes

Podem dizer muitas coisas da Bimby que pouco abonam a favor da máquina: que é cara (e é!), que a relação do cozinheiro com a comida não é a mesma (bom, isto dependerá do cozinheiro), que o sabor não é tão bom porque muitas vezes as coisas se cozinham em níveis diferentes e não todas juntas (coisa que concordo quando se fala de alguns pratos)... Mas tem muitas coisas muito boas! E, senhores, fazer risotto enquanto se preparam presentes de Natal... Isso, ninguém lhe tira! Viva a Bimby!!


Ingredientes:
200 gr. de Cogumelos frescos cortados em quartos
200 gr. de Espargos verdes (eu uso uns congelados que compro em Espanha)
150 gr. de Arroz para risotto
40 gr. de Azeite
3 dentes de Alho
2 Chalotas
1 c. chá de Caldo de Legumes Caseiro
25 gr. de Vinho Branco
300 gr. de Água
Sal, Pimenta e Noz Moscada q.b.
Coentros frescos

Modo de preparação:
Colocam-se no copo os dentes de alho com metade da quantidade de azeite, picam-se (3 seg./vel5) e vão a refogar (4 min/100º/vel. 1). Juntam-se os cogumelos cortados em quartos, temperam-se com sal, pimenta e noz moscada e cozinham por 8 min/100º/vel. colher inversa.
Retiram-se e reservam-se.
No copo deitam-se as chalotas e o resto do azeite, pica-se (5 seg./vel. 6) e refoga-se (4 min./100º). Acrescentam-se os espargos cortados, o vinho, a água, o caldo e o arroz. Programa-se 7 min/100º/vel. colher inversa. No final deste tempo destapa-se o copo, mexe-se para soltar algum arroz que esteja no fundo, e volta a programa-se a máquina por mais 7 min. na mesma temperatura e velocidade.
Mistura-se com os cogumelos reservadas, picam-se os coentros frescos por cima e serve-se de imediato.

Fonte: adaptado da revista Momentos de Partilha, n.º 10, 2ª série, pag. 16

Sem comentários: