sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cozido à Portuguesa


É a primeira vez que faço este prato, que adoro. Para além de comer quando a minha mãe fazia, aproveitava para comer sempre que, a caminho de Lisboa, ou de volta ao Algarve, parávamos no Canal Caveira.
Gosto tanto, tanto, tanto, de cozido à portuguesa!!! E este ficou delicioso.

Ingredientes:
Aproximadamente 600 gr. de Carnes - usei uma mistura de porco, que incluía carne de ossos e toucinho, vitela e frango
Enchidos - usei 1 Farinheira, meio Chouriço de Carne e meio Chouriço de Sangue
Couve - usei meia couve lombarda e 1/4 de Couve branca
4 Cenouras
3 Batatas Doces
3 Batatas Brancas
1 Folha de Louro
1/2 Cebola
Salsa q.b.
Sal q.b.

Modo de Preparação:
Na véspera tempera-se a carne de sal e deixa-se a repousar no frigorífico.
No dia coloca-se, na panela de pressão, a carne de vitela, que leva mais tempo a cozer, a cebola, o louro e a salsa, junta-se água com abundância (o dobro da que seria necessária para cobrir a carne) e vai a cozer, na pressão, por cerca de 15 minutos*. Passado este tempo junta-se a restante carne e os chouriços e vai novamente a cozer, na pressão, por 20 minutos*. Quando este tempo passar, junta-se a couve, as cenouras cortadas ao meio no sentido longitudinal, as batatas cortadas ao meio e a farinheira inteira. Vai novamente a cozer na pressão por cerca de 15 minutos.
Retira-se tudo escorrido da panela para uma travessa de servir e reserva-se o caldo da cozedura para, no dia seguinte, fazer uma sopa do cozido, com as sobras do mesmo e uma massinha. Mas isso é outra receita, e há-de cá chegar em breve.
Fica de lamber os dedos!!



* - Este é o tempo que a minha panela de pressão precisa. Há panelas de pressão mais eficazes, e que demoram menos tempo por isso, estes tempos, são meramente indicativos.

Sem comentários: