quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Refazer a primeira manta de retalhos

Creio que já aqui tinha referido que a primeira manta de retalhos que fiz, foi para o meu pequenino, ainda enquanto estava grávida! Aliás, nessa altura fiz a manta de retalhos, fiz uma capa de almofada, fiz um conjunto de babetes, uns cubos de tecido e uma capa para uma espreguiçadeira que nos tinham emprestado. Usei os mesmos padrões para todas estas peças. Fiquei muito satisfeita com o resultado, na altura, especialmente porque foram os primeiros trabalhos que fiz e fi-los praticamente sem orientação. E isso nota-se. Algum tempo mais tarde, e com algumas técnicas já mais apuradas, percebo a quantidade de disparates que fiz nestes primeiros trabalhos, especialmente na colcha de retalhos. 


Como se pode ver pela imagem, inventei toda uma maneira de coser a fita de viés, porque não tinha percebido bem como era para fazer. No lado direito cosi bem, encostando a fita aberta à orla do trabalho, mas no lado do forro fiz um total disparate. Abri a fita toda e cosi tudo à máquina em ziguezague. Nem as coisas ficarem bem cosidas, porque a fita, por estar aberta, começou a ceder e a desfiar, nem ficou bonito porque, do lado da frente, ficou ali um ziguezague que não tem utilidade nenhuma e fica feio. Já para não falar dos cantos que eu nem sei bem como fiz aquilo!! Precisava de ter visto uns vídeos sobre como coser fita de viés, antes de me ter metido naquilo, mas a minha maldita falta de paciência, e esta pressa que eu tenho em mim, resultou em disparate!!
Obviamente que, com todos estes erros, o trabalho começou a desmanchar, como podem ver nas fotografias abaixo.


Por isso, enchi-me de coragem e resolvi desmanchá-la. A primeira ideia era desmanchar a fita de viés, e coser outra. Mas depois comecei a olhar para a manta e a cabeça não parava de pensar: "Gosto tanto do topo mas o forro..."; "Que ideia a minha, pôr um forro branco, porque é que não escolhi um tecido mais engraçado, que eu pudesse usar, de vez em quando, para mudar um pouco o quarto..."; "Com outro tecido era só virar a colcha..."; "Há tecidos tão giros..."
Bom, esta minha cabeça só me dá trabalho! Por isso, ando a desmanchar isto tudo. Deve ser coisa para demorar uns meses. A ideia é ficar com o topo como está, porque eu adoro a combinação daqueles tecidos, mas mudar o forro e, possivelmente, o tipo de enchimento, para uma coisa mais maleável.
Vai dar um trabalhão, mas vai ficar perfeitinho! E vai valer a pena!!

Sem comentários: