Em dias de chuva, é quase certo que me apetece ir para a cozinha fazer um bolo, ou qualquer coisa do género... Uns scones, uns queques... Qualquer coisa que saia do forno quentinho e que se coma enquanto chove lá fora. Como se essas pequenas coisinhas quentes fossem o símbolo físico do conforto que é estar em casa quando, lá fora, chove e faz frio. É certo que na maior parte da vezes em que chove acabo por não fazer nada, porque é preciso cuidar da linha, e não costumamos ter muitas vezes bolo cá em casa. Mas destas dias de chuva saiu este bolinho que estava em lista de espera há algum tempo. Ficou bem bom!
Ingredientes:
3 ovos
o peso dos ovos em Açúcar
o peso dos ovos em Farinha
1 c. ch. de Fermento
2 c. sopa de Leite (para a massa)
2 c. sopa de Côco Ralado
125 gr. de Manteiga
250 ml de Leite
Côco para polvilhar.
Modo de Preparação:
Amoleci brevemente a manteiga no microondas e juntei-lhe o açúcar. Bater as duas coisas, até formarem uma pasta homogénea, e juntar-lhes as gemas dos ovos. Juntar o leite e bater muito bem.
À parte, batem-se as claras em castelo e, num outro recipiente, mistura-se a farinha com o fermento e o côco.
Junta-se à massa a mistura de farinha, que se bate bem até ficar sem grumos, e depois as claras, que se envolvem com mais cuidado.
Unta-se uma forma e leva-se ao forno a 180º até estar cozido.
Unta-se uma forma e leva-se ao forno a 180º até estar cozido.
Deixa-se arrefecer o bolo na forma e, quando estiver frio, pica-se muito bem com um espeto. Aquece-se o leite e, depois de quente, derrama-se sobre o bolo, que o vai absorver. Polvilha-se com côco ralado e deixa-se arrefecer novamente.
Quado estiver frio, desenforma-se cuidadosamente e coloca-se num prato de servir.
Quado estiver frio, desenforma-se cuidadosamente e coloca-se num prato de servir.
Sem comentários:
Enviar um comentário