segunda-feira, 18 de março de 2013

Arroz de Pato

Foi a primeira vez que fiz arroz de pato. Parece mentira. Ainda por cima por ser um prato de que gosto tanto. Mas, sei lá, nunca tinha acontecido. No outro dia, enquanto esperava pela minha vez no talho, pus os olhos numa metade de pato que ali estava... Mesmo, mesmo à medida. Veio para casa comigo já com destino marcado.
Não usei nenhuma receita em especial. Fiz mais de acordo com a memória dos arrozes de pato que mais gosto, e acho que até correu muito bem. Ora, fiz assim:

Ingredientes:
1/2 Pato (pedi para cortarem em 4 pedaços, e retirarem a pele) 
Arroz 
1/2 Chouriço
1/2 Cebola
Salsa q.b.
1 c. ch de Caldo de Carne
Azeite q.b.
1 Ovo
Sal q.b.

Modo de Preparação:
Num tacho coloca-se o pato, o chouriço inteiro, sal, a cebola, salsa, o caldo de carne e um pouco de azeite. Tapa-se de água, e coze-se.
Quando estiver cozido, reserva-se a carne e o chouriço, e coa-se a água, que se reserva também.
Desfia-se a carne e prepara-se o arroz com a água da cozedura do pato, que não é preciso temperar, já que já contem todos os temperos (eu usei a bimby para fazer o arroz, mas pode perfeitamente fazer-se num tacho, usando o dobro da água em relação ao arroz que se quiser fazer).
Enquanto o arroz coze, desfia-se o pato e reserva-se.
Quando o arroz estiver cozido (deve ficar soltinho), mistura-se com o pato desfiado e com um fio de azeite num recipiente refactário, pincela-se com o ovo batido por cima, e enfeita-se com o chouriço cortado em rodelas.
Vai ao forno até estar dourado.

Sem comentários: