sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Risotto de Ervilhas com Frutos do Mar

Ainda dentro da temática "Vamos aproveitar que é dia dos namorados para fazer um jantarinho especial", fiz este risotto como prato principal. Como o fiz na Bimby, acabou de cozinhar "sozinho" enquanto já saboreávamos a entrada. Estava muito bom.

Ingredientes:
100 gr. de Ervilhas
150gr. de Arroz para risotto
4 Camarões descascados
6 Vieiras
1 dente de Alho
1/2 Cebola
30 gr. de Vinho Branco
300 gr. de Água
Azeite q.b.
1 c. sopa de Manteiga
Sal, Pimenta e Noz Moscada
Manteiga para saltear o marisco

Modo de Preparação:
No copo da Bimby colocam-se os dentes de alho, a cebola e o azeite, pica-se (5 seg./vel.5) e refoga-se (5 min/100º/vel.1). Juntam-se as ervilhas, e refoga mais um pouco (5 min/100º/vel 1 inversa). Acrescenta-se o vinho, a água, o caldo e o arroz, tempera-se com sal, pimenta e noz moscada (atenção ao sal, porque o caldo já é bastante salgado) e programa-se 7 min./100º/vel. colher inversa. Passado este tempo abre-se a Bimby, com a espátula mexe-se o arroz para soltar algum que esteja no fundo e volta a programar-se pelo mesmo tempo, temperatura e velocidade.
Entretanto, numa frigideira, coloca-se a manteiga a derreter, e acrescentam-se os camarões e as vieiras que se salteiam de um lado e depois de outro. Este processo é breve para o marisco não ficar muito cozinhado.
Quando o risotto terminar acrescenta-se a manteiga, envolve-se por forma a derreter e serve-se imediatamente com os camarões e as vieiras salteados.

Fonte: adaptado de Cinco Quartos de Laranja - Aqui

Sem comentários: