quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Petit Gateau

E para terminar a temática das últimas postagens, deixo a sobremesa. Escolhi esta, da Mafalda Pinto Leite, porque ela diz que podemos prepará-la com antecedência e na altura basta colocar no forno, desde que se retire previamente para ficar à temperatura ambiente. A uma terça-feira, era precisamente de coisas deste género que eu estava à procura.
O site de onde retirei a receita parece já não estar disponível, pelo que não conseguirei deixar o link como costumo fazer, mas fica a informação da autoria. A receita original apenas refere como sugestão de acompanhamento compota de morangos ou framboesa e chantilly, mas eu preferi acompanhar simplesmente com uns morangos algarvios que estavam com um cheiro maravilhoso.

Ingredientes:
115 gr. de Chocolate Preto
115 gr. de Manteiga sem sal (mais um pouco para untar os ramequins)
3 Ovos
2 Gemas
60 gr. de Açúcar
50 gr de Farinha

Modo de Preparação:
Untam-se 6 ramequins com manteiga.
Derrete-se o chocolate com a manteiga em banho-maria e deixa-se arrefecer um pouco.
Num recipiente onde se possam bater todos os ingredientes batem-se os ovos com as gemas e o açúcar por cerca de 3 minutos. Acrescenta-se a farinha, volta a bater, e junta-se o chocolate, envolvendo delicadamente.
Coloca-se nos ramequins e vai ao forno, pré-aquecido a 190º, por cerca de 10 minutos (a intenção é ficarem crocantes por fora mas mais crus por dentro).
Lavam-se e cortam-se em pedaços alguns morangos, que se fazem acompanhar do bolinho na hora de servir.

Dica: Se quiserem fazer como eu, preparar a receita antecipadamente, basta que se deixem os ramequins no frigorífico, prontos a ir para o forno e retirar do frio algum tempo antes de pôr a assar, por forma a ficarem à temperatura ambiente.

Fonte: Dias com Mafalda

Sem comentários: