segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Empanadilhas de Atum



Ontem, por ser domingo, foi dia de jantar petisqueiro no sofá. Estas empanadilhas estavam debaixo de olho há algum tempo, e saíram ontem da cartola, que é como quem diz, da Bimby e do forno e acompanharam uma sopa de legumes.


Ingredientes
Massa:
350gr. de Farinha
150gr de Manteiga amolecida
1 Ovo
40gr de Água
Sal q.b.
Recheio:
100gr. de Cebola
150gr. de Tomate fresco
1 lata de Atum em azeite
1 c. sopa de Farinha
1 c. sopa de Oregãos
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 Ovos (para pincelar)


Modo de Preparação
No copo colocam-se os ingredientes para a massa e programa-se 2 min. /vel. Espiga. Retira-se e deixa-se a repousar enquanto se prepara o recheio.
Coloca-se a cebola, o tomate e a salsa no copo, pica-se (4 seg./vel.5) e refoga-se (5 min./ temp. varoma/vel.1). Junta-se o atum com o azeite, a farinha e os oregãos, tempera-se de sal e pimenta e refoga mais um tempo (5 min./temp. varoma/vel.1).

Enquanto cozinha pode começar-se a estender a massa, formando rectângulos. Quando o recheio estiver preparado (pode deixar-se arrefecer um pouco) coloca-se uma colher de sopa em cada rectângulo, cobrindo com outro rectângulo de massa. Aperta-se bem e corta-se com uma carretilha, arredondando as pontas. Coloca-se num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal. Aquece-se o forno a 180º. Pincela-se com o ovo batido e vão ao forno cerca de 30 minutos, ou até se apresentarem douradas.


Fonte: revista Bimby, Momentos de Partilha, n.º 10, 2ª Série, pag. 28

Sem comentários: