sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Risotto de Frango e Amêndoas


Tinha sobras de um prato de peito de frango que fiz há pouco tempo e não estava a apetecer-me simplesmente aquecê-las e comê-las da mesma forma. Eis senão quando me deparei com esta receita numa das muitas revistas que tenho. Não é tarde nem é cedo. Vamos reciclar!

Ingredientes:
4 Peitos de Frango
Arroz para risotto
1 c. chá Caldo de Galinha
1/2 Cebola
2 dentes de Alho
20 gr. de Vinho Branco
900 gr. Água
Açafrão q.b.
Tomilho-Limão q.b.
Azeite q.b.
15 gr. de Manteiga
Amêndoa Laminada
Queijo da Ilha
Sal e Pimenta q.b.


Modo de Preparação:
Corta-se o frango em cubinhos. No copo coloca-se um pouco de azeite, o alho e metade da cebola, pica-se (5 seg/vel. 5) e refoga-se (4 min/100º/vel. 1). Junta-se o frango e algum tomilho-limão e mistura-se um pouco (2 min/vel. colher inversa). Retira-se e reserva-se.
No copo coloca-se algum azeite, a restante cebola, pica-se (5 seg./vel. 5) e refoga-se (4 min/vel.1/100º) Junta-se o vinho, o arroz, a água, o caldo e o açafrão e vai a cozer (8 min./ 100º/vel. colher inversa). Abre-se a Bimby, envolve-se com a espátula para soltar o arroz do fundo, prova-se, acerta-se de sal, junta-se um pouco de pimenta e leva-se a cozer mais um pouco (7 min), retira-se para uma taça de servir, junta-se o frango reservado e a manteiga e envolve-se tudo. Polvilha-se com a amêndoa, queijo da ilha ralado e com algum tomilho-limão.

Serve-se imediatamente.


Fonte: adaptado de revista Bimby, Momentos de Partilha, n.º 10 (2ª série), pag. 42

Sem comentários: