quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Compota de Dióspiro (com cardamomo)



Eu gosto de muito de dióspiros. Mas gosto da variedade de comer à colher. Há, no entanto, uma outra variedade de dióspiros que são de trincar. Descobri essa variedade há pouco tempo e tive, no Outono que passou, bastantes exemplares desses no meu cabaz Prove. Mas como, para mim, dióspiro que é dióspiro é para tirar a tampinha (o pedúnculo, claro!), e comer à colherada, estes dióspiros só podiam ter um final: compota! Esta receita já foi feita à bastante tempo. Dois dos frasquinhos foram para os cabazes de Natal, e o outro foi aberto recentemente.

Ingredientes:
Dióspiros
1 Limão (sem casca e sementes)
Açúcar
Cardamomo

Modo de Preparação:
Descascam-se os dióspiros, corta-se o limão e colocam-se no copo da Bimby e trituram-se  (10 seg./vel. 4). Pesam-se e junta-se o equivalente do seu peso em açúcar (eu não usei tanto, mas também não retirei muito, uma vez que é o açúcar que faz a conservação do produto e eu queria que a compota aguentasse bastante tempo). Juntei umas sementes de cardamomo e programei 30 min/100º/vel.1.
Retiram-se os cardamomos e colocam-se em frascos de vidro esterilizados que se fecham-se imediatamente e se viram de cabeça para baixo para criar vácuo.



Fonte: a partir do Livro Base da Bimby

Sem comentários: