segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lentilhas Estufadas com Ovos Escalfados


Todas as semanas, cá em casa, é preparada uma refeição vegetariana. Muitas vezes é um prato de massa sem grandes novidades, mas não deixa de ser um dia em que não se come nem carne nem peixe. Este tipo de opções são muito saudáveis porque, regra geral, comemos muito mais carne ou peixe do que necessitamos.
Como resultado de uma dessas refeições estão estas lentilhas estufadas com ovos escalfados.

Ingredientes:
Lentilhas verdes
1 Cenoura
1 Curgete
1 Pimento
Ovos
2 Tomates Maduros
1/2 Cebola
2 dentes de Alho
Azeite
Sal e Pimenta q.b.

Modo de Preparação:
Colocam-se as lentilhas de molho em água morna por cerca de 1 hora, para cozerem mais rapidamente.
Num tacho coloca-se o azeite, a cebola e o alho picadinhos a refogar. Junta-se o tomate, também picadinho, o pimento em tiras e refoga-se em lume brando até estar praticamente desfeito.
Acrescentam-se a cenoura e a curgete cortadas em cubos e as lentilhas. Envolve-se no refogado, tempera-se com sal e acrescenta-se água. Cozinha até as lentilhas estarem macias.
Quando estiver quase pronto, coloca-se num tacho água e um pouco de vinagre. Quando a água ferver diminui-se o lume e, com uma vara de arames, agita-se a água em círculos, no mesmo sentido, de maneira a formar um remoinho no meio. Deita-se aí o ovo e continua a mexer-se a água no mesmo sentido, mas com um garfo. Passado cerca de 5 minutos retira-se com uma escumadeira, coloca-se sobre as lentilhas e polvilha-se com flor de sal e pimenta moída na hora.
Está pronto a comer, e atenção, que deve estar bom!

Sem comentários: