terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Geleia de Marmelos



No início do Outono aderi ao PROVE, um projecto nacional que apoia os agricultores, a agricultura biológica e a sustentabilidade.  A rede ainda não chega ao país inteiro, mas tenho a sorte de já ter chegado a Faro. Assim, todas as semanas vou buscar um pequeno cabaz de produtos horto-frutícolas de produção biológica, produzidos por agricultores da minha zona. Esta receita já foi feita há uns meses mas como os frasquinhos iriam parar aos cabazes de Natal, tal como a receita anterior, não a publiquei antes. Por essa altura andava a receber alguns marmelos por semana, mas como não os consumi logo, já tinha uns quantos a acumular na fruteira. Um dia descasquei tudo, retirei os caroços, cortei em pedaços menores e coloquei a cozer. Comê-mo-los simplesmente polvilhados com açúcar amarelo. Quanto às cascas e caroços, transformaram-se nesta geleia. Servem-se com torradas, panquecas, ou por cima de queijo fresco ou requeijão. Renderam 3 lindos frasquinhos.

Ingredientes:
Cascas e caroços dos marmelos
Açúcar
Água 

Modo de Preparação:
Colocam-se as cascas e caroços dos marmelos no copo e água quase a cobrir. Eu usei a água da cozedura dos marmelos que já estava cheia de sabor e vitaminas.
Vai a cozer (20 min/ 100º/vel colher inversa). Após este tempo coa-se o líquido com um passador de rede fina e pesa-se o líquido. Junta-se igual quantidade de açúcar e volta a cozer (45 min/varoma/vel. 1). A consistência que se pretende é um pouco parecida com o mel, mas mais líquida. Se achar que depois deste tempo a consistência ainda não satisfaz, coloca-se mais algum tempo na mesma temperatura e velocidade até conseguir a consistência que se deseja.



Fonte: Livro Base da Bimby

Sem comentários: