quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feijoada de Búzios



Esta é a comida da minha mãe. Não que seja a única coisa que ela faz, ou a única que faz bem... Nada disso... Não quero ser mal interpretada até porque a minha mãe é uma óptima cozinheira. No entanto, para mim, este é O prato da minha mãe. A tal ponto, que nunca sequer me atrevi a fazer esta feijoada. Quando é para comer feijoada de búzios, é a da mãe e ponto final.
No entanto, da última vez que a minha mãe veio visitar-me, trouxe os búzios para fazer a bendita feijoada, mas trouxe em dose industrial. Sobraram muitos, que não se usaram nesse dia, e eu congelei-os, depois de cozidos, na água da cozedura. Por isto, a certa altura tive que me chegar à frente: havia no congelador búzios a pedir feijão, e eu iria dar-lhes o feijão que pediam! Sai uma feijoada de búzios à moda da mãe (feita pela filha)!
E até nem ficou mal! 



Ingredientes:
Búzios (a mãe usa miolo de búzio congelado, e foi o que usei)
Feijão Manteiga
Chouriço
1 Cebola
2 dentes de Alho
1 folha de Louro
Coentros frescos

Modo de Preparação:
Na Véspera
Colocar o Feijão de molho.

No Dia
(esta parte não fiz, porque ja tinha os búzios cozidos, mas é necessários cozê-los. A melhor solução é cozê-los com recurso à panela de pressão onde se cozem com água e sal por cerca de 1h)
Na panela de pressão coze-se o feijão em água e sal por cerca de 15 a 20 minutos. Escorre-se, reservando a água.
Na mesma panela coloca-se azeite, cebola e alho picados, o louro e refoga-se. Adiciona-se o chouriço em rodelas e cozinha por algum tempo. Juntam-se os búzios cortados em pedaços menores, envolvem-se bem no refogado, e depois o feijão. Junta-se a água reservada e, se necessário, mais alguma. Cozinha de panela aberta, para apurar e os sabores se misturarem. Quando estiver pronto a servir, polvilha-se de coentros frescos picados, e serve-se acompanhado de arroz branco.

Sem comentários: