sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Risotto de Tomate e Beringela


Foi a minha estreia nos risottos. Foi um prato que sempre me assustou um bocadinho, e por isso ainda não me tinha aventurado a fazê-lo, embora já andasse com imensa vontade há bastante tempo.
E como vinha uma receita na revista Momentos de Partilha, deixei a revista de parte até ao dia em que me atrevi a fazê-lo. Cumpri a receita à risca, mas confesso que estava bastante desconfiada sobre fazer risottos na Bimby. Afinal, a alma do risotto é ir deitando o caldo à medida que é necessário, o que implica uma presença muito constante na preparação do prato. Ter uma máquina a mexer e a cuidar desse processo todo, com as medidas todas já calculada, não me parecia que fosse dar bom resultado. Mas resolvi arriscar, e ainda bem que o fiz. Ficou delicioso!




Ingredientes:
200 gr. de Beringela
200 gr. de Tomate
150 gr. de Arroz para risotto
40 gr. de Azeite
3 dentes de Alho
2 Chalotas
1 c. chá de Caldo de Legumes Caseiro
25 gr. de Vinho Branco
250 gr. de Água
1 c. sopa de Oregãos
Sal, Pimenta e Noz Moscada q.b.
Queijo da Ilha (para polvilhar)

Modo de preparação:
Colocam-se no copo os dentes de alho com metade da quantidade de azeite, picam-se (3 seg./vel5) e vão a refogar (4 min/100º/vel. 1). Juntam-se as beringelas cortadas em cubos, temperam-se com sal, pimenta e noz moscada e cozinha por 8 min/100º/vel. colher inversa.
Retiram-se e reservam-se.
No copo deitam-se as chalotas e o resto do azeite, pica-se (5 seg./vel. 6) e refoga-se (4 min./100º). Acrescenta-se o tomate em cubos, o vinho, a água, o caldo e os oregãos e o arroz. Programa-se 7 min/100º/vel. colher inversa. No final deste tempo destapa-se o copo, mexe-se para soltar algum arroz que esteja no fundo, e volta a programa-se a máquina por mais 7 min. na mesma temperatura e velocidade.
Mistura-se com a beringela reservada, polvilha-se com o queijo da ilha e serve-se de imediato.

Fonte: revista Momentos de Partilha, n.º 10, 2ª série, pag. 16

Sem comentários: