quarta-feira, 20 de julho de 2011

Embrulhos de bacalhau e camarão


A ideia deste prato veio de um dos livros da Mafalda Pinto Leite, livro este de onde já copiei e adaptei várias receitas, e tenho ainda muitas para experimentar. No entanto, e como tinha o alho francês a precisar de ser usado, adicionei-o à receita. Assim, e como já ía ficar diferente, aproveitei e inventei mais um bocadinho. Fiz a coisa assim:

Ingredientes:
Massa Filo
300 gr. Bacalhau desfiado e demolhado
5 Camarões
1 Alho Francês (parte branca)
2 c. sopa de Milho doce cozido
1/2 Cebola
2 dentes de Alho
Azeite q.b.
Coentros frescos q.b.
Sementes de Sésamo
Sal e Pimenta q.b.
(molho sweet-chilli)

Modo de Preparação:
Escalda-se o bacalhau em água a ferver e retira-se. Aproveitando a mesma água, junta-se algum sal e cozem-se ligeiramente os camarões. Retiram-se e deixam-se a arrefecer.
Entretanto, pica-se corta-se a cebola em meias luas fininhas, o alho francês em rodelas também fininhas.
Numa frigideira, coloca-se o azeite, e junta-se primeiro a cebola. Quando começar a amolecer, junta-se o alho e pouco depois o alho francês. Tempera-se de sal e pimenta moída na hora.
Entretanto descascam-se os camarões e cortam-se em pedaços menores. Junta-se o bacalhau em lascas, o milho e os camarões, envolve-se bem e salteia-se mais um pouco. Por último junta-se os coentros picados e retira-se do lume. 
Corta-se a massa filo em quadrados (maiores ou menores, conforme o pretendido) e sobrepõem-se 3 folhas, pincelando com azeite entre elas. Sobre a terceira camada coloca-se o recheio, dobram-se as pontas por forma a fazer um envelope, dobrando as pontas laterais para baixo, pincela-se com azeite e salpica-se com sementes de sésamo. Vai ao forno até dourar.
Pode comer-se quente ou frio, e fica delicioso de acompanhado com molho sweet-chilli.

Fonte: Mafalda Pinto Leite, Cozinha Para Quem Quer Poupar,  Ed. A Esfera dos Livros, p. 222

1 comentário:

Hugo Nofx disse...

hii, deve ser tão bom!!! E é muito original. Nunca tinha visto este prato! Tenho que experimentar.
beijos.