quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sushi

Material necessário:
Película Aderente
Esteira de Bambu
Faca afiada
Taças pequenas para molhos
Pauzinhos para comer sushi


Ingredientes (para 4 pessoas):
250 gr. de Arroz para Sushi
Alga Nori
Sementes de Sésamo brancas e pretas
Wasabi
Gengibre marinado em vinagre
Molho de Soja

Calda de Vinagre:
25 cl. Vinagre de Arroz
250 gr. de Açúcar
1 c. sopa Sal Fino

Recheios possíveis:
Lombo de Salmão limpo de pele e espinhas
Lombo de Atum limpo de pele e espinhas
Barriga de Atum limpa de pele e espinhas
Lombo de Peixe Manteiga limpo de pele e espinhas
Camarões descascados e abertos ao meio em leque
Queijo Creme
Pepino
Cenoura
Pimento
Pêra Abacate
Manga
Lima

Modo de Preparação:

Lava-se o arroz até a água sair limpa e coze-se conforme as instruções da embalagem. Entretanto prepara-se a calda, em lume brando, juntando todos os ingredientes. Quando o arroz estiver cozido, coloca-se num tabuleiro, espalhando-o, e tempera-se com a calda, envolvendo a calda no arroz com uma espátula. Deixa-se o arroz arrefecer.
Entretanto vão-se preparando os ingredientes, cortando em tiras a fruta e o peixe (para rechear os rolos) ou em fatias finas (para os nigiris). Os camarões são rapidamente escaldados, assim como a cenoura e o pimento.
Forra-se a esteira com a película aderente de forma a que ela dobre na mesma e coloca-se na mesa.
Para moldar os rolos pequenos (hossomaki) dobra-se uma folha de alga nori em dois no sentido longitudinal e corta-se, ficando com duas metades. Coloca-se uma das metades em cima da esteira, e vai-se colocando arroz, com a mão, formando uma camada que ocupe quase totalmente a alga (deve ficar cerca de 1 cm livre a todo o comprimento da alga, que servirá depois para colar e fechar o rolo). A meio colocam-se tiras de peixe e/ou fruta e depois enrola-se a esteira, segurando levemente na alga, formando um rolo. Quando o rolo estiver formado usa-se uma faca afiada e corta-se ao meio, e depois cortam-se as metades em mais duas partes. Colocam-se num tabuleiro de servir de pé. Os rolos maiores (futomaki) fazem-se da mesma forma mas utilizam a alga inteira. Depois cortam-se em pedaços menores para que possam ser comidos de uma só vez.
Para fazer os california-rolls (que ficam com o arroz para fora da alga) utiliza-se apenas meia folha de alga e coloca-se arroz, com a mão, em toda a sua superfície. Depois polvilha-se a esteira com sementes de sésamo. brancas e pretas e coloca-se a alga na esteira com o arroz para baixo e a alga para cima (assim as sementes vão colar ao arroz). No meio da alga coloca-se um fio de queijo creme (é mais fácil se usarmos um saco pasteleiro, ou um simples saco plástico com um pequeno furo numa ponta) e peixe ou frutas. Depois, fazendo uso da esteira, faz-se o rolo e, tal como nos primeiros, corta-se ao meio e cada metade em mais duas partes. É importante que se mergulhe a lâmina da faca em água fria entre cortes. 

Quando se serve, é acompanhado do gengibre (que serve para limpar o palato), da pasta de wasabi e do molho de soja.

Sem comentários: