quarta-feira, 18 de maio de 2011

Xarém Rico

Este é um prato de sabores da região que me acolheu e que escolhi como minha. Apesar de ter nascido no Alentejo, vim estudar para Faro quando ingressei na universidade e apaixonei-me pelo Algarve. A ideia que até aí tinha desta região era cheia de imagens de praias a abarrotar, pouco espaço, e pouca qualidade de vida. No entanto, vim a descobrir um outro Algarve que eu adoro, cheio de coisas boas. Entre elas, a comida. Aqui segue um prato típico que tentei replicar, imitando quem sabe do assunto, e adaptei segundo a imagem do que tenho comido (e gostado!) em alguns sítios.


Ingredientes:
Farinha de Milho e Sémola de Milho
Camarão
Conquilhas/Amêijoas/Berbigão
Toucinho
Coentros q.b.
2 dentes de Alho
Azeite q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação:
Depois de limpos, abrem-se num tacho com água e sal 2/3 da quantidade de conquilhas, amêijoas e berbigões. Retiram-se e reservam-se e aproveita-se a água, onde se junta sal, para cozer os camarões. Retiram-se os camarões, reservam-se, coa-se a água e reserva-se também. Descascam-se os camarões, retiram-se os bivalves das conchas, descartando-as e reservam-se apenas os miolos dos bivalves e dos camarões.
Num tacho coloca-se o azeite, o alho picadinho e o toucinho cortado em tiras finas e deixa-se refogar até o toucinho começar a escurecer. Retira-se o toucinho e o alho e junta-se os restantes bivalves para que abram.
Junta-se a água da cozedura e as farinhas, mexendo sempre, acertando a consistência conforme se prefira mais líquido ou mais seco. Junta-se o marisco, envolve-se bem, e por último os coentros picados. Acerta-se de sal, se necessário, e serve-se imediatamente.

Fonte: Figo Lampo - Aqui

Sem comentários: