quarta-feira, 18 de maio de 2011

Peixe no Forno



Houve uma altura em que eu odiava peixe no forno. Foi por alturas em que andava no 3º ciclo e este era um prato recorrente na cantina. Para além de fazerem este peixe vezes sem conta, ainda por cima nunca ficava nada de jeito. Por isso, convenci-me que não gostava de peixe no forno e nem quando a minha mãe fazia em casa me convencia a comer disto.
Ora a esquisitice passou-me quando tive, como colega de casa, nos tempos da universidade, uma rapariga de Sagres. O pai dela ia muito à pesca e então ela trazia com frequência uns belos peixes fresquíssimos, arranjadinhos e prontos a ir para o forno.
Passou-me logo a esquisitice! Era um cheirinho maravilhoso lá por casa, impossível de resistir. Aprendi a fazer como ela fazia, e continuo a preparar o peixe (quase) da mesma forma.


Ingredientes:
1 Peixe grande conforme a preferência e frescura (amanhado)
4 ou 5 Batatas
1 Cebola
1 Pimento Verde
1 Pimento Vermelho
2 c. sopa de Polpa de Tomate
3 c. chá de Massa de Pimentão
1 c. chá de Caldo de Peixe
1/2 copo de Vinho Branco
3 dentes de Alho
Azeite q.b.
Sal q.b.

Modo de Preparação:
Descascam-se e cortam-se as batatas em quadrados. Colocam-se num recipiente de vidro (eu uso um pirex pequeno) e leva-se ao microondas uns 15 minutos, lavadas, escorridas e temperadas com sal. Gosto de fazer esta parte assim porque, quando juntava as batatas logo ao peixe, o peixe, muitas vezes, ficava muito seco porque as batatas demoram muito mais tempo a assar do que o peixe. Assim, vamos amolecer as batatas, deixando-as quase assadas. 
Entretanto prepara-se o peixe: lava-se e dão-se uns golpes de ambos os lados. Laminam-se os dentes de alho e colocam-se nos golpes que se deram no peixe. Tempera-se o peixe com sal e deixa-se também neste tempero a tomar gosto, enquanto se continua a preparação.
Num tabuleiro de forno faz-se uma cama com a cebola e os pimentos cortados às rodelas, a polpa de tomate, a massa de pimentão e o cubo de caldo de peixe desfeito. Rega-se com algum azeite. Coloca-se o peixe nesta cama e as batatas a rodear o peixe. Rega-se com o vinho branco e mais um pouco de azeite.
Pode juntar-mais mais vinho ou água se se considerar que é pouco o que foi adicionado.
Vai ao forno a temperatura moderada (180 a 200ºC).
Ultimamente tenho acrescentado umas fatias finas de laranja. Dão um requinte interessante ao prato.

Dica:
É aconselhável que se vá molhando o peixe com o molho que se vai fornando do assado. Para além do peixe não secar tanto, também vai ficando mais saboroso pois vai ficando com a mistura de todos os sabores.

Sem comentários: