terça-feira, 17 de maio de 2011

Bacalhau à Gomes de Sá à Minha Moda



Ingredientes:
2 postas de Bacalhau demolhado
4 Batatas grandes
3 Ovos
Couves de Bruxelas
1 Cebola
Azeite q.b.

Modo de Preparação:
Coze-se o bacalhau e deixa-se arrefecer. Entretanto descascam-se as batatas e cortam-se em rodelas. Cozem assim, em água e sal, acompanhadas das couves de bruxelas (o tempo de cozedura é praticamente o mesmo. Cozem-se os ovos.
Quando o bacalhau estiver mais frio, retira-se a pele e as espinhas e desfaz-se em lascas. Cortam-se as couves de bruxelas ao meio ou em 3 e descascam-se e fatiam-se os ovos.
Num recipiente de ir ao forno coloca-se uma camada de batatas cozidas. Por cima coloca-se o bacalhau, depois os ovos e as couves de bruxelas e novamente uma amada de batatas.
Corta-se uma cebola em rodelas ou meias-luas e coloca-se a fritar numa frigideira com bastante azeite. Quando estiver translúcida coloca-se o azeite e a cebola por cima do preparado e vai ao forno a aquecer. Quando a cebola estiver lourinha e com as pontas queimadas está pronto a servir.
NOTA: É à minha moda porque as couves de bruxelas não fazem parte da receita original. Creio de tudo o resto segue os preceitos originais.

Sem comentários: