sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Pataniscas de Pescada


O conceito de pataniscas parece ser diferente consoante o sítio do país. Muitas vezes vejo fotos e receitas de pataniscas que, para mim, mais parecem pasteis. São receitas mais altas e encorpadas, de massas normalmente pouco líquidas.
As pataniscas que eu sempre conheci, pelo menos as que comia no Alentejo, eram finas e estaladiças. Sempre de bacalhau. Sempre que havia festas na vila com bailarico, havia sempre pataniscas!! E eu adoro!!
Estas são de pescada, porque era o que tinha no congelador a precisar de ser usado, mas foram feitas à moda daquelas que eu conhecia. Foi o marido que as fritou e descobriu a melhor maneira de as deixar assim fininhas! Ficaram tão, tão boas!!
Em termos de receitas é que vai ser difícil de explicar, porque os ingredientes foram todos a olho, para conseguir atingir a consistência desejada mas, vamos ver se me consigo fazer entender...

Ingredientes:
2 Postas de Pescada
3 Ovos
Farinha (2 colheres de sopa, aproximadamente)
Água q.b.
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.

Modo de Preparação:
Coloca-se água e sal num tacho e leva-se a cozer a pescada. Quando estiver cozida retira-se o peixe e coa-se e reserva-se a água. Deixa-se arrefecer um pouco a pescada e, quando for possível, desfaz-se em lascas.
Num recipiente batem-se os ovos, junta-se a farinha, e mistura-se bem, acrescenta-se alguma água aos poucos, de forma a que fique com uma consistência mais líquida até ficar um preparado homogéneo. Tempera-se com sal e pimenta, e junta-se a salsa picada e a pescada. Envolve-se muito bem e leva-se a fritar.
Numa frigideira com azeite ou óleo quente deita-se 1 a 2 colheres de sopa do preparado no óleo. Assim que cair no óleo elas começam a tomar forma. Com a ajuda de um garfo, experimente em fazer movimentos no preparado, de forma a esticá-lo. Vão ficar mais fininhos e esta massa é elástica, não vai desfazer.
Quando estiverem fritas colocam-se sobre papel absorvente e serve-se acompanhado de arroz e salada.

3 comentários:

♠ Ana Teles | Telita ♠ disse...

Que delícia. Adoro pataniscas.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

Margarida disse...

Mas como é que ainda não tinha descoberto este recanto? :) Gostei muito e vou voltar!
Margarida

P.S. - Obrigada pelas referências ao figo lampo e à partilha de receitas. :)

Ana Fonseca disse...

Olá Margarida!! Bem-vinda!!! Espero que sim!
Beijinhos