quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Chilli de Vegetais

Cá em casa tenta-se ter uma alimentação equilibrada. Faz-se a ementa semanal, para podermos prever e antecipar as refeições (o que evita, muitas vezes, ter de encomendar uma pizza ou ir ao centro comercial para qualquer coisa rápida, porque não há nada descongelado para cozinhar depressa). Fazem-se mais refeições de peixe que de carne, há (quase) sempre sopa feita e há, todas as semanas, pelo menos uma refeição vegetariana. Esta é da Susana Gomes, e está no seu (delicioso) livro Velocidade Colher. Tem lá as duas formas de o preparar, com ou sem Bimby. Eu usei o fogão porque este é o tipo de pratos que gosto de ver os sabores a misturarem-se.


Ingredientes:
Feijão preto
1 lata de Milho cozido
1 Batata Doce
1 Pimento Vermelho
1 lata de Tomate Pelado
1 Cenoura
1/2 Cebola
2 dentes de Alho
1 Malagueta Vermelha
1/2 copo de Vinho Branco
2 quadrados de Chocolate Preto
2 folhas de Louro
Oregãos q.b.
Coentros q.b.
Azeite q.b.
Sal e Pimenta q.b.

Modo de Preparação:
Na Véspera
Deixa-se o feijão de molho.


No dia
Leva-se o feijão a cozer, numa panela de pressão, com água, sal e uma folha de louro, por 20 minutos na pressão. Escorre-se e reserva-se.

Na mesma panela (não vale a pena sujar mais loiça, pois não?!) coloca-se azeite e junta-se a cebola picada, e depois o alho. Vai a refogar. Acrescenta-se o pimento em tiras e a malagueta picada (se não gostar de coisas muito picantes, é melhor retirar algumas sementes da malagueta) e cozinha por uns minutos. Juntam-se os oregãos, o tomate pelado em pedaços, o vinho e tempera-se com sal, pimenta e oregãos.
Quando começar a ferver junta-se a cenoura em cubos e o louro. Leva-se a cozer 20 minutos e, passado este tempo, junta-se a batata-doce. Quando a batata e a cenoura estiverem cozidas junta-se o milho (lavado e escorrido) e o feijão reservado.

Cozinha tudo junto mais uns instantes, para que os sabores se misturem bem. No final, mas ainda antes de desligar o fogão, junta-se o chocolate e mexe-se para envolver bem o sabor no restante prato.
Coloca-se numa recipiente de servir, polvilha-se com coentros e acompanha com arroz branco.

Fonte: Gomes, Susana, Velocidade Colher. Entre Tachos e Bimby, Ed. Vorwerk, pag. 22-23

2 comentários:

Anónimo disse...

E cominhos não leva??? A morte do feijão são os cominhos! que sacrilégio...!

Ana Fonseca disse...

Cá em casa não se usam cominhos. Não consigo gostar disso! :)