terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Boeuf Bourguignon


Com um bebé pequeno era difícil estar a combinar grandes festas para a passagem de ano. Por isso (e também porque a nossa gata resolveu ir ver como era o rés-do-chão sem passar pelas escadas, e se atirou do 5º andar antes do Natal o que fez com que precisasse de ajuda para tudo) este ano a passagem de ano foi feita em casa, só nós, e uma calmaria imensa...
Mas obviamente, não podiam faltar coisas boas na mesa. Depois de uma entrada de camarões na chapa e de umas amêijoas fresquíssimas, feitas à Bolhão Pato, o prato principal foi um Bouef Bourguignon, prato que se fez pela primeira vez cá em casa. Acompanhámos com uma salada verde e um puré de batata caseiro. É um prato... maravilhoso! Não fiz a versão que vai ao fogão e ao forno, porque não tenho um recipiente que possa ir aos dois sítios. Fiz tudo no fogão.
Ah! E de sobremesa houve uma mini-dose de apple crumble! Tudo... perfeito! Bom 2013!

Ingredientes:
500 gr. Carne de vaca para guisar (pedir no talho carne especifica para cozinhar lentamente, para que fique a derreter na boca)
3 Cenouras em rodelas grossas
8 Cogumelos cortados em metades(creio que a receita original não leva cogumelos, mas eu tinha ali 8, e achei que só podiam ficar ali bem)
150 ml. de Vinho de Qualidade (usei EA, que tinha aberto na noite anterior)
5 Chalotas
1 c. sopa de Farinha
1 dente de Alho 
Ramo de Cheiros (usei ervas da Provença)
1/2 l. de Caldo de Carne
Azeite q.b.
Sal e Pimenta q.b.

Modo de Preparação:
Temperar a Carne com sal e Pimenta e deixar assim por uns minutos.
Numa panela de fundo grosso coloca-se azeite a cobrir o fundo e, quando este estiver quente, junta-se 1/3 da carne. Quando estiver dourada retira-se e repete-se duas vezes ate terminar a carne.
Juntam-se as chalotas cortadas ao meio e refogam-se em lume brando. Acrescenta-se a farinha, mexe-se bem, e junta-se o vinho. Leva-se a ferver, raspando regularmente o fundo da panela com uma colher de pau. Quando ferver reduz-se o lume para o mínimo, junta-se a carne reservada e as cenouras, os cogumelos, o dente de alho esmagado, o ramo de cheiros e caldo da carne a tapar a carne. Leva-se tudo a ferver, reduz-se o lume para o mínimo, e vai a cozer por 2 horas (ou até a carne ficar muito tenra a ponto de desfazer com o garfo), mexendo bem e raspando o fundo da panela a cada 20 minutos.
Após essas duas horas, descarta-se o alho e o ramo de cheiros e deixar repousar, com o lume desligado, pelo menos 15 minutos antes de servir.
Acompanhar com puré de batata e servir polvilhado de salsa fresca.


Fonte: Adaptado de Elvira's Bistrot - Aqui

Sem comentários: