sexta-feira, 13 de julho de 2012

Esparguete alla Puttanesca


Com tantos tomates madurinhos e próprios da estação que tenho, ainda mais de produção biológica e local, havia que arranjar maneira de confeccionar mais uns quantos, sem que fossem parar a saladas ou sopas frias.
É mesmo incrível o sabor que as coisas têm na sua própria época.
Nesta receita omiti as alcaparras, porque não gosto. De resto, creio que terei cumprido mais ou menos com a receita original, uma vez que andei a investigar em bastantes sítios e, tirando algumas diferenças entre as várias receitas que encontrei, fiquei-me pelo essencial.


Ingredientes:
Esparguete para 2
2 Tomates maduros
1 ch. café de Azeitonas (que cortei em pedaços)
1 lata de Anchovas de conserva
2 dentes de Alho
Azeite q.b.
Sal e Pimenta q.b.

Modo de Preparação:
Numa frigideira coloca-se o alho picadinho a refogar em azeite, em lume brando. Entretanto corta-se o tomate em pedaços pequenos e acrescenta-se ao refogado. Deixa-se estar assim por algum tempo, mexendo com frequência, até este estar desfeito, ou quase desfeito.
Entretanto, num outro tacho, coze-se a massa em água e sal até esta ficar al dente.

Juntam-se as anchovas à frigideira e misturam-se bem. Elas vão desfazer facilmente, e integrar o molho. Prova-se o molho, e tempera-se com sal e pimenta. Acrescenta-se as azeitonas, e deixa-se estar em lume brando até a massa acabar de cozer.
Quando a massa estiver cozida escorre-se bem e volta a colocar-se no tacho onde cozeu, já sem água, e aí se junta o molho. Envolve-se bem e serve-se de imediato.

Sem comentários: