segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ovas de Choco


A fotografia não é das melhores, até porque este maravilhoso petisco que, pelo que sei, só se come aqui pelo Algarve, foi para a mesa na frigideira em que foi cozinhado. Não é hábito colocar na mesa a comida dentro dos tachos, panelas ou frigideiras onde são feitos, mas este petisco pede a fonte ali pertinho, para poder molhar o pão naquele molho delicioso essencialmente composto por azeite e alho. Mas acreditem, não se vão pela imagem e se conseguirem encontrar ovas de choco à venda, aproveitem e façam esta receita! É um petisco  muuuuuito saboroso!!

Ingredientes:
Ovas de Choco
Azeite
Alho
Colorau
Vinho Branco

Modo de Preparação:
Das ovas, separa-se a parte branca da parte laranja. Coloca-se a parte laranja numa taça e desfaz-se, com um garfo, o melhor que se conseguir. Reserva-se.
Corta-se a parta branca em pedaços menores e reserva-se também.
Numa frigideira que tenha tampa coloca-se uma quantidade generosa de azeite e uns quantos dentes de alho laminados. Quando o alho começar a fritar junta-se vinho branco, que se mistura com o azeite, e acrescenta-se a parte branca das ovas. Polvilham-se com colorau e deixam-se cozinhar de frigideira tapada, até as ovas ficarem macias. Quando estiverem cozinhadas, destapa-se a frigideira, deixa-se estar assim mais um pouco para evaporar o vinho, e junta-se depois a parte laranja das ovas que se desfez, mistura-se muito bem (estas cozinham muito rápido), desliga-se o lume e serve-se com bastante pão!
Pode acompanhar também com batatas fritas, se fizer deste petisco uma refeição.

Sem comentários: