sexta-feira, 15 de junho de 2012

Caracóis


Para muita gente comer caracóis é algo impensável. Para outros é um verdadeiro pitéu! Eu insiro-me nesta segunda categoria. Adoro caracóis! Lembro-me de ser pequena e ajudar o meu pai a lavá-los! Enfim... a ajuda não devia ser lá grande coisa, convenhamos... possivelmente até o atrapalhava mais do que ajudava, mas estava ali com ele, era uma coisa que fazíamos juntos... e isso era bom!! Para além das boas recordações, gosto do cheiro, do sabor, e adoooooooro o pão barrado com manteiga e molhado no molho dos caracóis... 
Há imensas maneiras de cozinhar caracóis, e acho que cada um tem o seu toque. Eu, neste prato, sou adepta do menos é mais, por isso faço os meus só assim:

Ingredientes:
Caracóis
Alho
Oregãos em pau
Casca de Limão
Malagueta
Sal



Modo de Preparação:
Lavam-se os caracóis em várias água, e várias vezes, deixando algum tempo entre as lavagens para eles largarem toda a porcaria. Ainda se pode colocá-los em água ao lume e, quando a água começar a aquecer, desligar e lavá-los em mais uma ou duas águas.

Depois disto colocam-se os caracóis num tacho grande, bastante água (um pouco mais que a tapar), sal, casca do limão, os dentes de alho batidos mesmo com a pele, os oregãos e a malagueta. Coloca-se em lume brando para que eles saiam da casca aos poucos, o que vai acontecendo à medida que a água vai aquecendo. Quando estiverem todos fora aumenta-se o lume deixa-se ferver. Quando ferver, baixa-se o lume e deixam-se estar mais uns 5 minutos até estarem prontos.
Se fizer muita espuma, pode-se retirar-se com uma colher.
Servem-se quentes com pão com manteiga e cerveja fresquinha.


Dica: é preferível fazer os caracóis com umas horas de antecedência, porque eles ficam muito melhores passado umas horas em que estiveram a tomar o sabor.

Sem comentários: