segunda-feira, 23 de maio de 2011

Patê de Caril



Aprendi esta receita há uns belos anos. Creio que terá sido por altura do meu primeiro ano de universidade e foi a minha primeira patroa que me ensinou. Como sou originária da costa alentejana, durante todo o curso trabalhei sempre nas férias, aproveitando o fluxo de turistas,  para conseguia juntar algum dinheiro que ia gastando nas minhas coisas, ao longo do ano. Essa minha patroa gostava muito (e ainda deve gostar) de cozinhar. E um dia deu-nos a provar esta pasta, que vinha, se não me engano, sob a forma de salada. Acho que a receita não era bem assim como eu faço agora, mas nós vamos sempre alterando as coisas e apoderando-nos delas. Foi o que aconteceu. 
Esta era a minha entrada, nos tempos de universidade... Sempre que havia jantarada em casa de alguém em que era preciso levar alguma coisa, era a pasta de caril que me pediam. E eu levava, claro que levava! 


Ingredientes:
3/4 Batatas
3/4 Ovos
1 Cebola Grande
1 boião de Maionese
Caril em pó

Modo de Preparação:
Descascam-se as batatas e cortam-se às rodelas. Vão a cozer em água e sal. Cozem-se também os ovos. Quando estiver tudo frio, picam-se as batatas e os ovos e junta-se a cebola picadinha, a maionese e caril a gosto. Mistura-se tudo até formar uma pasta. Vai ao frigorífico e serve-se frio.
Acompanha com tostinhas, ou pão fresco ou torrado.

Dicas:

Pode juntar-se frango cozido picado na trituradora, para ficar mais consistente, juntar umas folhas verdes e fazer da entrada uma refeição.

Sem comentários: