segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Puré de Lentilhas e Batata Doce

Mais uma receita adaptada do livro Velocidade Colher, da Susana Gomes, e que permite variar nos acompanhamentos que é onde, muitas vezes, nos deixamos cair na rotina.
A ideia era fazer o puré de lentilhas que ela sugere mas como as lentilhas que tinha não eram suficientes (só percebi mais tarde), completei com batata doce porque achei que fariam uma boa mistura, os sabores combinados. Não me enganei! Este puré acompanhou um pedaço de carne de borrego assada no forno.

Ingredientes:
800 gr. de Água
250 gr de Lentilhas encarnadas
150 gr. de Batata Doce
1 Cenoura grande
1/2 Cebola
2 dentes de Alho
Gengibre em Pó (a receita aconselhava fresco mas, como não tinha, usei em pó)
Azeite q.b.
1 c. ch de Acafrão das Índias
1 c. ch de Sementes de Mostarda
Sal q.b.
Sumo de meio-limão

Modo de Preparação:
Coloca-se a água no copo, tempera-se com o açafrão, e insere-se o cesto com as lentilhas. Vai a cozer nesta água por 15 minutos (90º/vel3), com o cuidado de irmos mexendo de vez em quando para cozer uniformemente.
Coa-se a água e reservam-se as lentilhas e, à parte, também a água da cozedura.
No copo coloca-se a cenoura em rodelas, a batata descascada e em pedaços, a cebola, o alho, o azeite e tritura-se por alguns segundos na velocidade 5.
Depois refoga-se (7 min/temp. varoma/ vel. 1). Junta-se 300 gr. da água reservada, as lentilhas, o sal, o gengibre e as sementes de mostarda e cozinha mais um pouco (10 min./100º/velocidade colher). Se for necessário, junta-se mais água para acertar na consistência pretendida. Se achar que está muito pedaçudo, pode triturar uns segundos numa velocidade mais elevada.
Por fim junta-se o sumo de limão, envolve-se bem, e serve-se!

Adaptado de: Gomes, Susana, Velocidade Colher.Entre Tachos e Bimby, Ed. Vorwerk, p. 98-99

Sem comentários: