quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Chutney de Ameixas


Tal como prometido, aqui vem o post do chutney de ameixas. Volto a frisar que está muito, muito bom. Só abri um frasco para uso caseiro (os outros são para os presentes de Natal), e dei a provar a uns amigos num jantar cá em casa, a acompanhar um queijo chèvre, e eles adoraram. Eu também. É mesmo o tipo de coisa que me agrada.
Fiz em três vezes, e em todas fiz diferente. A primeira fiz muito semelhante a este chutney de tomate mas nas outras duas arrisquei muito mais nas especiarias, e valeu bem a pena.

Ingredientes:
600 gr de Ameixas maduras
100 gr de cebola
100  gr de Açúcar
100 ml de Vinagre de Vinho Branco
1 c. ch. Sal
Especiarias - usei sementes de mostarda, cominhos pretos (que não tem mesmo nada a ver com os outros cominhos, que eu não gosto nada), grãos de pimenta preta, cravinhos e gengibre em pó.

Modo de preparação:
No copo da bimby coloquei a cebola e piquei (5 seg/vel 5). Juntei as ameixas já cortadas grosseiramente e livres de caroços e piquei mais um pouco.
Juntei o açúcar, o vinagre.
Num almofariz, juntei todas as especiarias e tentei desfazê-las o melhor que consegui. Não é necessário ficarem em pó. É agradável poder encontrar algum pedaço um pouco mais condimentado, quando comemos.
Juntei as especiarias ao copo e pus a fazer (20min/vel 1/temp. varoma). Tirei o copo medidor da tampa e coloquei o cesto do arroz, para não salpicar.
Passado estes 20 minutos, estava com uma consistência boa.
Se achar que está muito líquida, pode programar mais uns minutos e ir vigiando, até ter a consistência desejada.
Coloquei num frasco esterilizado que fechei e deixei algum tempo virado para baixo para criar vácuo.

Sem comentários: